Multilixo aplica economia circular em seu modelo de negócios

 

A Multilixo é uma empresa que auxilia outras instituições na gestão de resíduos. O objetivo é aproveitar os potenciais de uso dos materiais descartados e destiná-los para o tratamento correto. Entretanto, mesmo prestando essa assistência para terceiros, a Multilixo não esquece das próprias responsabilidades e aplica os conceitos de economia circular em seu modelo de negócios, reduzindo o impacto ambiental em todas as etapas.

A economia circular foi desenvolvida por especialistas para dar um passo adiante do que havia se convencionado como ação sustentável. Os populares 3 Rs – reduzir, reutilizar e reciclar –, que se baseiam na redução do volume de rejeitos que deverão ser destinados a aterros, são exemplos de ações que podem ser mais amplas no contexto da economia circular.

Isso porque não basta o produto ser reciclado, é necessário que desde sua concepção, da produção ao design, cada detalhe seja pensado para ter menor impacto ambiental, gerando menos resíduos e permitindo tanto a fácil reutilização quanto a reciclagem.

Esse modelo vai na contramão do sistema produtivo linear, amplamente difundido na atualidade. As empresas ainda exploram recursos naturais de forma excessiva, os produtos gerados são consumidos em grandes volumes e os resíduos são descartados de forma inadequada, causando um impacto ambiental de grandes proporções.

Os 3 Rs com certeza atenuam o problema e são excelente porta de entrada para uma economia mais sustentável, mas o que a economia circular prevê vai além e busca consolidar um modelo produtivo similar ao que ocorre na natureza. Frutos e vegetais, quando morrem, se decompõem e viram substrato para a geração de novos frutos e vegetais. Não há resíduos, mas sim um ciclo constante de reutilização.

Uma empresa como a Multilixo presta um grande serviço socioambiental ao ajudar terceiros a gerir seus resíduos. Contudo, ao aplicar o conceito de economia circular nas atividades da própria empresa, esse serviço se amplifica. Nos seus mais de 25 anos de experiência, a Multilixo desenvolveu o know-how necessário para realizar coletas e transportes de resíduos utilizando soluções inovadoras.

A empresa conta com uma ampla variedade de veículos, com equipamentos dimensionados de formas específicas, permitindo a customização dos programas de coleta, gerando mais eficiência e sustentabilidade. Todas as etapas são planejadas para que os serviços sejam executados seguindo o propósito de seguir proteger o meio-ambiente das atividades econômicas. Desse modo a Multilixo de fato aplica o que defende, uma gestão inteligente e de baixo impacto ambiental.